sábado, 14 de maio de 2011

Meu braço

Um amigo e eu andávamos de carro. Jogando conversa fora, em um dia comum:
-Cara, tu sabe porquê eu te chamo de meu braço?
-Porquê?
-Porquê a nossa amizade véio, tem que ser vista assim, como um braço. E a gente tem que exercitar este braço todo dia, pra quando o bicho pegar, o braço estar forte e disposto. Pronto pra apoiar o resto do corpo sobre ele. E tu vai ver que se a gente pensar assim, a hora que um de nós precisar de um braço forte, um braço amigo, a gente vai ter.
-Pódicrê brother...
E lá fomos nós, sem saber que tudo aquilo que eu havia falado, seria posto em prática logo.
Penso exatamente assim em relação a amizade e ao amor. Tem que ser fortalecido todo dia, com gestos e com palavras. Nem que seja uma ligação só para dizer: "Eu tô aqui viu? Se quiser, me liga".
Tenho tido provas assim todos os dias. De amigos, de minha família, até de pessoas que nem conheço, e claro, de meus lindos olhos verdes...de meu amor, que está comigo sempre, em qualquer situação, me apoiando, me acalmando quando fico nervoso, me balançando quando fico muito "de bobeira", e principalmente me dando a mão, me estendendo seu delicado, porém, forte braço, para que eu levante, quando meu corpo já não tem forças para faze-lo sozinho...
.http://www.youtube.com/watch?v=QbAZiVRG6h0

Morfina

Desde a primera noite que passei com minha nova "bugiganga", duas coisas têm se tornado costume em minhas noites. Bater o local onde está o apetrecho, e a volta de minha velha companheira, a morfina.
Depois de dormir, sempre acordo com a cabeça exatamente na posição em que não deveria estar, o que traz a dor, e com ela, a morfina.
Lembro do meu primeiro contato com a morfina. Na emergência do Cristo Redentor, alguns anos atrás, antes de ter diagnóstico e de nem imaginar o que ainda viria pela frente. A imagem que eu tinha desta droga, é clássica. Dos filmes de guerra, soldados amputados, ensaguentados, e desesperados gritando:
-Morfinaaaaaaaaaaa!!!!
Mal sabia eu, que esta "personagem" se tornaria durante muito tempo minha melhor amiga, e ao mesmo, tempo miha maior inmiga. Pois com o efeito rápido e prazeroso causado por ela, depois vêm os efeitos colaterais. Mas o que fazer??? Sentir dor não é uma opção...matar no peito e dizer:
-Eu sou foda! Eu seguro!
Disso já sei faz tempo...prefiro tocar a campainha, chamar a enfermeira, talvez lembrar um pouco de "Platoon", e pedir, com toda a calma e tranquildade do mundo:
-Morfina, por favor.
E depois sim, seguro a onda, mato no peito, e se preciso fico horas no banheiro, concentrado, e sem dor.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hoje é festa lá no meu apê!

Sexta feira... Pessoal saindo para o fim de semana, alguns saindo de férias, todo mundo em clima de festa. E aqui no quarto 3006 não é diferente!!Hoje vai rolar festerê forte aqui no terceiro A.
Á partir das 22:00 começa uma pré night, bem tranquila, com um som acústico na viola, alguns comes e bebes, omeoprazol, aciclovir e nausedron liberados... pra galera ir preparando o esqueleto pra festa que vai começar a bombar depois da meia noite! Teremos três ambientes: no primeiro, D.J. Jean vai bombar as pick ups com o melhor do sertanejo universitário! No segundo ambiente vai rolar um showzaço com a galera do Revelação, e no terceiro ambiente vai rolar a presença internacional e mais que especial do rapper Snoop Dog!!! Galera que chegar antes da meia noite na área vip ganha uma garrafa de espumante, e quem tiver com nome na lista tem dipirona liberada a NOITE INTEIRA! Morfina só com prescrição médica ou com intervenção do plantão! Clonazepan e diazepan com dose dupla até ás 3 horas da manhã!
Funcionários do GHC poderão entrar na festa até a troca do plantão, depois, somente para os pacientes da onco/hemato!

Roda viva

"Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante..."
Foi bem assim que fiquei depois de utiizar pela primeira vez meu novo "acessório", acoplado em minha cabeça. Agora será por ali que farei grande parte de minhas aplicações de quimioterapia. Depois de feita a aplicação, o local tem que ser pressionado diversas vezes, o que fez com que tudo rodasse sem parar por um bom tempo. Junto, veio o vômito, a dor de cabeça e o nervosismo...mais uma paulada!
-Tá tudo girando Dr.!!!
-Olha pra cá, agora pra cá...fica deitado aí cara e respira fundo...
O Dr. é de correria. Ele vai e ele vem, ele fala e faz o procedimento, tudo ao mesmo tempo agora! Me passa muita confiança, e tá sempre pronto pra responder minhas mihares de questões!
Volta o Dr:
-E aí cara, como é que tá? Melhorou?
-Tá tudo girando ainda Dr...
-Olha pra cá, agora pra cá....tá melhor, fica paradinho aí que daqui a pouco venho aí..
E vai o Dr...
Acalmei um pouco, as coisas pararam de rodar um pouco...e eu só lembrava dos versos do Chico:
"Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante nas voltas do meu coração!"

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Robocop

Hoje irei fazer um novo procedimento cirurgíco. Dentro de alguns minutos vou ao hospital Cristo Redentor para colocar um catéter em minha cabeça.Basicamente para colocar e tirar "coisas". Na cabeça!!!! Minha médica me deu em um papel, uma figura de como é feito o procedimento. No início me assustei.
-Na cabeça Dra.?????
-Na cabeça Matheus...é tranquilo...
Logo que vi a imagem que ela me deu lembrei de um filme antigo que eu gostava muito. "Robocop".
Depois comecei a contar quantos procedimentos eu já havia feito desde de meu regresso ao hospital.
Biópsias, catéter central, bota sonda, tira sonda, quimio via oral, endovenosa, intratecal, punções lombares...fora as injeções diárias de anticoagulantes, coleta de sangue e ter a cabeça raspada por minha irmã canhota, e que não tem a menor habilidade manual.
Mas um catéter na cabeça??? Putz...não tem como deixar de ficar um pouco nervoso...mas depois fiquei tranquilo e agora estou esperando. E quando voltar, no máximo, eu serei o "Robocop".

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O meu pequeno pônei

Saudades demais do meu irmão. Meu pequeno João Antônio. Meu parceiro, meu irmão querido e carinhoso. Criança que desde cedo aprendeu a sofrer com a distância de pessoas queridas, e que assim se tornou uma criança com uma sensibilidade capaz de surpreender qualquer pessoa. Claro, que meu "pequeno pônei" também é criança. Criança que joga bola, fala besteira, não gosta de tomar banho, joga vídeo game, pula corre e grita. Saudades.
-Vai tomar banho João!
-Já vou, só vou jogar mais uma partida.Quer jogar?
-Quero sim Vou te ensinar como se joga.
-Então vem bundão.
E o banho?? Deixa pra lá...
Quando a saudade aperta, tento me controlar, mas esse coloradinho, que insiste que não quer ser gremista, insiste em povoar miha mente e meu coração. E da mesma forma que me encho de saudade do meu "pequeno pônei", me encho de força para poder voltar a jogar bola, vídeo game, dar chute na bunda e tentar ensinar algo de bom para ele, que sem saber, me enche de força somente com seu olhar.
-Vai tomar banho João! Tu tá fedendo!
-Mas eu nem joguei bola hoje...espera só um pouco...chuta a bola aí que eu fico no gol!
E o banho???? Deixa pra lá João...deixa pra lá...

Calor

Quando abri meu computador para escrever hoje tinha uma idéia sobre o que gostaria de falar. Mas ao ler os comentários que recebi, as mensagens positivas de amigos e pessoas queridas, tive certeza sobre o que escreveria hoje. Diferente de ontem , quando não sabia explicar a sensação que percorria meu corpo, hoje sei definir, e muito bem o que sinto. Sinto calor. Um imenso calor em meu coração, provocado por palavras sinceras e de incentivo. E dentre todas as incertezas que tenho tido, uma certeza não sai da minha mente: eu não estou sozinho. E vou conseguir, um dia de cada vez, um passo por vez, voltar a caminhar, voltar a viver, voltar a ser eu.
Agradeço demais o apoio de todos.Agradeço demais as palavras de meus amigos. Agradeço demais o imenso calor que invade meu coração agora e que me enche de alegria e confiança!
E como não agradecer ao meu companheiro de quarto e grande amigo Jean? Que me disse em esses dias ao acordar, ainda com a cara inchada do sono e vermelha da qumioterapia:
-Cara, sonhei que tu levantou sozinho e foi ao banheiro.
Poucas palavras. Palavras sinceras. Assim como a de todos vocês.Palavras que me ajudarão a ficar em pé novamente, assim como no sonho do meu brother, e caminhar rumo á vitória.
Valeu demais galera.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Hein?

Já estou em meu penúltimo dia de minha nova etapa do tratamento. Tratamento que vem sendo bem mais difícil daquele que iniciei um ano atrás. Pois neste tenho experimentado sensações que ás vezes não consigo nem explicar.
O que mais tenho sentido, e que mais me atrapalha nesta nova lista de  golpes que esta doença possue, é a perca do movimento de minhas pernas. Não consigo fazer nada sem o auxílio de alguém. Nada...
Hoje ao tomar banho, tentava explicar para meu tio o que estava sentindo.
- Cara, não é só impotência...é algo mais...algo que não sei...
- Calma...um dia de cada vez..as coisas estão melhorando...
E assim meu tio-irmão me banhou, me vestiu, e me pôs na cama. Enquanto eu tentava compreender o que era aquilo que sentia.
Cochilei um pouco e ao acordar, mais novas sensações.Minhas pernas estavam, e estam diferentes. Logo que acordei um grande amgio me telefonou e me perguntou como me sentia.
-Véio, tô bem, mas tô sentindo algumas coisas novas...estranhas..
-Mas como assim?É dor?É formigamento?
-É uma misura de tudo, com mais um pouco...realmente não sei..
-Hein? Mas como tu não sabe?
Como eu não sei???? E realmente não sei explicar a sensação que percorre minhas pernas neste momento. Estranho, chato, incômodo...
A enfermeira veio tirar meus sinais e perguntou como me sentia. A mesma resposta para ela, a mesma resposta para mim.
-Hein? Como assim???
Simplesmente desisti de explicar. Apenas sinto e espero. Em algumas horas irei em outro hospital fazer mais um exame, que espero me ajude nesta questão das pernas. Quero andar!!! Quero ficar de pé!!! Quero agora!!!
Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, e quero percorre lo de pé!
- Matheus, tu quer ir fazer o exame de cadeira ou de maca? Acabou de perguntar a enfermeira.
-Tem uma terceira opção?
- Hein???